Objetos litúrgicos
 
As vezes, muitos católicos vão à missa e vêem todo o ritual liturgico e desconhecem os nomes dos objetos usados pelos padres. Abaixo segue os nomes de alguns deles e a sua função.

Cálice: é uma taça de metal ou outro material nobre, onde se coloca o vinho que vai ser consagrado na Eucaristia ou Missa.

Patena: pequeno pratinho de metal em que o sacerdote coloca as hóstias para consagrar.

Hóstia: assim se chama o pão que é oferecido no altar e se transforma em corpo de Cristo, partido em comunhão na missa. A hóstia maior fica na patena e é partida pelo sacerdote antes da comunhão, enquanto o povo canta cordeiro de Deus. Na adoração do Santíssimo fica no ostensório.

Sanguinho: pequena toalha branca, mais comprida do que larga, que seca o sangue de Cristo durante a celebração. É usado para limpar o cálice, a patena e a âmbula depois da comunhão.

Corporal: pano branco, quadrado, com aproximadamente 50 cm de lado, que no momento da apresentação das ofertas é colocado no centro do altar, sobre a toalha. Chama-se corporal porque sobre ele será colocado o corpo de cristo nas espécies do pão e vinho.

Pala: pequeno cartão quadrado, coberto de tecido branco, que serve para proteger o cálice durante a celebração da eucaristia.

Manustérgio: é uma pequena toalhinha, sempre de tecido absorvente, com que o sacerdote, na missa, e também o ministro, na celebração, enxugam as mãos, depois de lavá-las após a preparação e oferecimento das ofertas do pão e do vinho feitas pelo povo.

Altar: mesa onde se celebra a Eucaristia. É símbolo de Cristo e deve estar sempre coberto com uma toalha branca e limpa. Sobre ele podem estar acesas velas e colocada uma cruz, se no lugar não existe um crucifixo. As flores devem ser colocadas ao lado do altar, e não sobre ele.

Fonte: Blogpaulinos



0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Search

Carregando...

DEIXE SEU RECADO

Seguidores

Bíblia

:::: Recomendo ::::

Marcadores

Estatisticas: