Tirinhas #002










Parábola da ovelha perdida


Animação da parábola da ovelha perdida. O video é bem legal, pena que o audio está em espanhol, mas dá para entender.


Tirinhas #001






Japão e os blogs vocacionais.

Japão: “blog vocacionais” para incentivar ao sacerdócio e à vida religiosa.
A luz de uma vocação pode nascer através da web. É o que afirma uma nova iniciativa da Pastoral Vocacional, recentemente criada pela Igreja católica japonesa. Um grupo de pessoas vai seguir o setor das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada em todo o Japão, buscando soluções aos problemas mais evidentes, apontando perspectivas e apontando orientações práticas para dar um impulso às vocações no País. O grupo é presidido pelo arcebispo de Osaka, dom Jun Ikenaga, e pelo bispo de Nagoya, dom Jun’ichi Nomura. Fazem parte deste grupo, sacerdotes, teólogos, especialistas, religiosas e leigos. A comissão iniciou seu trabalho analisando a situação, apontando as causas mais profundas da falta de vocações no Japão, que se deve fundamentalmente à cultura individualista e materialista que não deixa espaço à dimensão transcendente do homem. Entre os novos meios para ampliar o campo do apostolado e da promoção vocacional, se prevê o lançamento de “blog vocacionais” na Internet, e também a busca de espaços na mídia tradicional: espera-se que um novo impulso possa entusiasmar e despertar as vocações no Japão.









A Dureza das Palavras.

Sabemos e conhecemos a força das palavras, que convencem quando ditas por quem tem verdadeira e autêntica autoridade. Elas podem ter dupla interpretação e causar na comunidade e nas pessoas consequências positivas ou negativas. Mas devem ser bem entendidas, especialmente por aqueles que são os seus reais destinatários.
Na dimensão cristã e bíblica, as palavras do Mestre Jesus eram muito exigentes. Elas não passavam de uma convocação para o seguimento, com exigências muito fortes, causando em muitos um total desânimo e até desistência. Um dos apóstolos, Pedro, permanece firme, vendo nas palavras de Jesus Cristo "palavras de vida eterna".
A opção por Jesus Cristo exige adesão completa, radical e absoluta. Na atualidade, isto é cada vez mais difícil. Muitas pessoas preferem ficar no campo das curas e dos milagres, mas não de um exigente compromisso com a comunidade. Para quê enfrentar dificuldade e sofrimento? É a mentalidade da vida fácil e descartável. Portanto, não é fácil seguir Jesus Cristo.
O seguimento supõe enfrentar uma nova identidade social e cultural, que não é a do mundo moderno, aquela que busca uma vida afortunada e atitude de prosperidade superficial, econômica e cômoda. A proposta de Jesus Cristo é exigente, que engloba o compromisso de amor e de doação da própria vida.
Com medo das exigências, muitos vão embora. Jesus disse aos apóstolos: "Vocês também querem ir?". Qual é a nossa decisão hoje diante das propostas do Evangelho? Temos que fazer uma opção entre o projeto de Deus e as propostas que o mundo nos oferece, que nem sempre estão de acordo com os valores éticos e nem promovem a cultura da paz. Estamos na cultura do fácil e do maravilhoso, sem sacrifício e sem renúncias verdadeiras.
A sociedade tem propostas muito atraentes e que encantam todas as pessoas. Muitas vezes somos iludidos por isto e perdemos o rumo da história, perdendo até a nossa própria identidade como pessoas cristãs e humanas. Seguimos a força das palavras do mando e nos desviamos da Palavra de Deus.
 
Pensem nisso e fiquem com Deus.
Maycoll
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DEIXE SEU RECADO

Seguidores

Bíblia

:::: Recomendo ::::

Marcadores

Estatisticas: